This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.   +351 2100 100 80   Click to suporte

Principais tendências a serem consideradas pelo CIO

Tendencias dos ERP

As soluções ERP e a forma como podem ser utilizadas estão sujeitas a alterações constantes. Os CIO precisam de estar atualizados com as mais recentes tendências do utilizador e terão impacto no planeamento futuro. 

 ERP baseado na cloud

Possivelmente a mais falada alteração na tecnologia ERP nos últimos anos, o advento da cloud, implicou mudanças significativas na forma como uma solução ERP pode contribuir para o sucesso de uma empresa. A possibilidade de utilizar as aplicações diretamente da internet, torna-o menos dispendioso e mais célere que os sistemas tradicionais. A poupança de tempo com a instalação de sistemas baseados na nuvem, em comparação com os sistemas on premise, é enorme e pode significar uma poupança de anos. Não admira, portanto, que as exigências dos clientes para soluções baseadas na nuvem tenham aumentado significativamente nos últimos anos. ́A convergência de tendências em computação na cloud incorporando uma perspetiva analítica e comercial, irá impulsionar uma nova dinâmica competitiva, oferecendo novas aplicações e funcionalidades aos clientes e utilizadores finais ao mesmo tempo que impulsionam a exigência relacionada com a tecnologia de segurança e serviços`, afirma Christine Dover da Enterprise Applications and Digital Commerce . A ascensão do ERP baseado na cloud também significa que a competição entre fornecedores de ERP está a aumentar. As soluções baseadas na cloud podem ser desenvolvidas e sustentadas muito mais facilmente do que sistemas on premise, o que incentiva as empresas mais ́pequenas` a arriscar no mercado.

ERP móvel

Um dos mais recentes desenvolvimentos dos ERP é o BYOD (bring your own device). Como mencionado de forma breve aqui, a omnipresença de dispositivos portáteis de todos os tipos significa que, atualmente, o negócio é efetuado em vários locais, a todo o momento. A ligação direta ao sistema principal através de tais dispositivos é um bem inestimável. ́Longe vão os dias em que só era possível aceder aos sistemas ERP através de um computador – agora os colaboradores utilizam telefones e tablets na mesma proporção, se não mais, do que o seu computador ou portátil, afirma Eric Kimberling, Sócio-Gerente na Panorama Consulting Solutions. ́Os fornecedores estão finalmente a oferecer formas convincentes e seguras de os trabalhadores atingirem esta meta, por isso verifica-se uma crescente adoção de soluções móveis’. A inclusão do BYOD também pode ser uma grande ajuda na relação custo-eficácia das soluções ERP. Os trabalhadores podem utilizar os seus dispositivos particulares em vez dos que pertencem à empresa, reduzindo a necessidade de apoio de TI e diversificando a utilização.

Usabilidade

Para além lá destas três tendências principais na indústria, muitos acreditam que a usabilidade se tornará rapidamente na questão primordial do software ERP. Os peritos afirmam que o ERP baseado na cloud e o ERP móvel se poderiam ter desenvolvido muito mais rapidamente se não fossem tão pouco intuitivos. ́Os fornecedores têm a noção de que têm de fazer investimentos para reduzir a complexidade do ERP e torná- lo mais intuitivo para os utilizadores finais`, diz Rebecca Wettemann da Nucleus Research. ́Não se trata apenas de o tornar móvel, mas torná-lo também mais intuitivo. Não se trata apenas de adicionar novas caraterísticas mas também de pensar a sério em torná-lo mais fácil de utilizar `. Ao adaptarem-se a novas soluções de software, as empresas tendem a comportar-se primeiro como consumidores, esperando uma estrutura intuitiva. As novas formas de fornecer uma experiência benéfica ao utilizador serão a maior tendência que definirá o desenvolvimento do ERP nos próximos anos.

 

Leave your comments

0
terms and condition.

Comments

  • No comments found